Por que adotar uma ferramenta de Email Marketing?

O que é o email marketing?

O email marketing é uma das melhores formas (e muito utilizada) de manter o contato com as pessoas que demonstram interesse pelo produto que você está oferecendo online. Através da lista de e-mails você pode manter o contato com aquela pessoa que ficou interessada em um e-book que fala um pouco sobre o seu curso, ou que queria mais informações sobre o produto que você está vendendo.

Para aumentar os resultados e conversões muitas empresas famosas estão utilizando os e-mails como uma forma de reforçar o espaço definido dentro dos nichos e manter maior relevância no mercado. A ferramenta de email marketing hoje é uma ótima opção de marketing e traz resultados incríveis nas conversões de vendas.

Aumente os resultados com email marketing

A utilização do email marketing nas suas campanhas de marketing digital tem como objetivo criar e manter um relacionamento com seus clientes, buscando a melhora dos resultados de vendas e na própria retenção do cliente para uma próxima compra, isto é, assumindo a relevância do mercado. A criação da lista de e-mails e a automação das campanhas gera o aumento significativo nos resultados da empresa.

Segundo pesquisa realizada pela Direct Marketing Association (DMA) e Demanding Metric, em 2016, o email marketing é o canal de melhor Retorno do Investimento (ROI) do mercado atualmente, seguindo muito na frente dos resultados das redes sociais, por exemplo.

Qual a importância de uma ferramenta de email marketing?

A ferramenta de email marketing é importante dentro de qualquer empresa (ou negócio de pequeno ou grande porte) que deseja se destacar em seu mercado. O email marketing já está presente na administração do marketing de grandes empresas.  Inclusive, isso faz com que as empresas possam estar à frente de seus concorrentes e liderar o mercado. É possível fazer a automação das ferramentas de email marketing e essa é mais uma opção para aumentar os resultados das empresas.

A ferramenta de email marketing pode ser usada nas organizações para a venda da imagem de uma pessoa, de uma marca ou de um produto. O email marketing tem sido uma forma muito eficiente de conquistar vendas e fazer novos clientes e contatos. Hoje em dia sabemos que a internet é um portal de vendas maravilhoso e que será o futuro das nossas gerações, vender e comprar através de computadores. A ferramenta de email marketing vai automatizar e facilitar o contato com seus clientes e criar um relacionamento e isso será uma vantagem dentro da sua empresa.

Quando falamos da ferramenta de email marketing podemos definir como a organização mantém o contato direto com o cliente, pois o relacionamento e contato constante com o cliente (que um dia demonstrou interesse no seu produto) pode ser muito vantajosa. Em vista que uma vez ele pode não ter tido condições de realizar uma compra, mas, ao longo do tempo pode vir a ter.

Independente de qual seja o produto que você esteja oferecendo (um curso, uma viagem ou um produto físico), o contato através de e-mails, enviados da forma correta e com um bom copyright, irão atrair a atenção dos seus atuais contatos e também trará novos prospects.

Por que fazer a automação do email marketing?

Principalmente pelos detalhes de organização com os leads. É muito importante que a partir do momento que a lista de e-mails é criada, que haja um relacionamento constante e construtivo com o potencial cliente. Quando o lead faz uma compra e você não pega um e-mail, você deixa de ter uma forma de retornar o contato com ele. Outro problema também é quando você cria uma lista de e-mails (tem até um número razoável de contatos), mas não consegue enviar nenhum conteúdo.

Com a automação da sua ferramenta de email marketing você vai encontrar duas grandes vantagens, que é o contato constante e bem definido com o seus contatos e a organização na atividade de marketing. Hoje em dia vivemos em um mundo onde as nossas centrais de atendimentos, caixas eletrônicos, caixas de supermercados e até mesmo na roleta dos ônibus tem um serviço automatizado.

Isso deve-se não só por questão do avanço da tecnologia, mas porque as empresas desses segmentos perceberam a necessidade de automatizar atividades repetitivas, ganhando assim, mais produtividade e reduzindo os custos desnecessários do trabalho manual. E foi pelas mesmas necessidades que a automação alcançou a área de marketing, dando origem então à automação do email marketing.

Um ótimo case sobre isso é o Mautic: maior projeto de automação de marketing de código aberto do mundo. Ele permite que as marcas integrem e personalizem todas as suas propriedades e canais digitais em uma experiência perfeita para o cliente. Esse contato exclusivo que a sua empresa pode criar com o cliente é o que aumenta os resultados.

Relação com o cliente

Um ponto de grande importância dentro do mundo do marketing digital é a ideia de poder manter um contato constante e direto com o prospect. Com a automação do serviço de marketing da Autotic é garantido que a sua empresa gere um relacionamento sólido com todos os contatos da sua lista de e-mails.

Na hora de formar suas campanhas e suas chamadas para a ação, as organizações necessitam de um planejamento de qualidade para que obtenham o aumento de conversões, isso é tão verdadeiro que, segundo uma pesquisa realizada em 2018 pela Martech, 69,9% das empresas usam ao menos uma ferramenta de automação de marketing. E que compradas as empresas que não usam, geram 4 vezes mais leads e possuem uma taxa de conversão de 57% a mais.

Gráfico sobre a utilização de Email Marketing

Automação de marketing

Comece agora mesmo a testar a plataforma Mautic e veja quais são os planos disponíveis para fazer a automação de marketing na sua empresa e aumentar os resultados. Lembre-se que o contato constante e de qualidade com o seu cliente é a chave para o sucesso.

Como assinante da Autotic você tem o plano que combina com você. Seja você um empreendedor digital (que está começando como afiliado ou produtor), agência de marketing ou empresa de grande porte que deseja alavancar as vendas e encontrar novos clientes.



Autor: Autotic
Consultoria e Treinamentos de Mautic